Dos povos antigos que influenciaram a cultura e a civilização ocidentais, os gregos gozam de um papel de destaque inquestionável. Dentre as várias áreas do conhecimento sobre as quais eles se debruçaram, a filosofia merece menção mais do que especial. Prova disso é que até hoje, para entender o mundo em que vivemos, bebemos da fonte dos pensamentos de Sócrates, Aristóteles e Platão. Isso só para citar os nomes que formam a trilogia filosófica grega mais forte e significativa, mas existem muitos outros.
E dentre os aspectos da cultura helênica que se espalharam pelo mundo, a mitologia figura entre os que exercem maior atração. Baseada numa organização complexa de deuses, semideuses e outros seres, a mitologia grega engloba metáforas de diversos valores, comportamentos e características da natureza humana. Além disso, tenta explicar diferentes “acontecimentos” (como a criação do mundo, por exemplo) de maneira própria, a partir da vontade, da ira ou da benevolência dos deuses.
Todo este universo rico de significados faz com que o assunto seja inesgotável, provocando o interesse das pessoas de geração em geração. Só que, como não apenas os gregos desenvolveram sua mitologia, muitas vezes suas divindades e seu sistema de crença são confundidos com outros, especialmente dos romanos, que absorveram muito da cultura grega.
E para que você conheça com mais detalhes as peculiaridades da Mitologia Grega, apresentamos esta edição de Conhecer Fantástico, que é um primoroso resultado do competente trabalho da redatora Fernanda Sciascio. Então, venha caminhar conosco por este mundo fascinante!