Todo mundo que se interessa em conferir diferentes culturas, modos de vida e civilizações tem um carinho especial pela Índia. Isso porque esse país de contrastes e de costumes pouco comuns para os ocidentais tem todos os “ingredientes” necessários para encantar aqueles que têm sede de conhecimento.
Estudar, ler ou visitar a Índia é uma verdadeira aula de história e de cultura geral. A nação é um caldeirão de extremos que envolve todos os aspectos da vida de sua população. Com religiões, línguas e tradições diferentes, seus cerca de um bilhão de habitantes formam uma das sociedades mais exóticas do planeta, capaz de abrigar milhões de miseráveis e, ao mesmo tempo, alguns dos maiores destaques do mundo em termos de produção científica.
A Índia, para nós, é tão diferente que até parece outro planeta e não simplesmente um outro país. Os traços culturais são tão distantes dos nossos que é fácil se surpreender com cada detalhe. E o melhor de tudo isso é que temos muito, mas muito mesmo, o que aprender com a diversidade cultural indiana. Para citar alguns poucos casos, a Medicina Ayur-védica e o Kama Sutra são objetos de estudos que fornecem informações preciosas para toda a humanidade; as religiões que nasceram no país, como o Budismo, cresceram em todo o Oriente e influenciaram gerações por milênios; grandes líderes, como Gandhi, são exemplos de inteligência e perseverança para todo o mundo. Isso sem falar nas obras arquitetônicas, como o eterno Taj Mahal, na culinária e nas paisagens...
E se você está curioso para começar a conhecer um pouco mais sobre esse universo rico e inesgotável, aproveite cada página desta revista. Com certeza, ao terminar de ler a edição, você vai dizer a si mesmo: “Um dia ainda vou conhecer a Índia”. Assim como eu sempre digo isso quando tomo contato com qualquer informação sobre esse país.