A primeira vez que tive contato com o universo espírita, confesso, fiquei um tanto confusa. Influenciada pela bagagem católica familiar, tive dificuldade em entender certos conceitos, como reencarnação, mediunidade, livre-arbítrio e evolução dos espíritos. E, hoje, tenho certeza de que boa parte das pessoas (que são adeptas, simpatizantes ou simplesmente se interessam em saber mais sobre a doutrina) também passou por isso. Afinal, esses princípios não são tão simples de serem compreendidos e merecem uma atenção mais aprofundada para que não sejam confundidos com algo espetacular, sobrenatural, fantasioso. Dessa forma, faz-se mais do que necessário nosso cuidado em trazer as informações de forma precisa, detalhada, tal qual consta da doutrina espírita, evitando quaisquer mal-entendidos.
Agora, o que gostaríamos de deixar bem claro aqui é que entender e compreender não é o mesmo que acreditar. Assim, a proposta desta edição de Conhecer Fantástico não é convencer você, leitor, de que se deve crer ou não nos preceitos e ensinamentos do Espiritismo. O propósito aqui é trazer em detalhes boa parte do que envolve a doutrina que surgiu no século 19, na Europa, espalhou-se pelo mundo e já conta com um número bastante significativo de adeptos e simpatizantes no Brasil.
A partir da próxima página, como resultado do sério e competente trabalho da redatora Fernanda Sciascio, você vai conferir um panorama dos princípios básicos da doutrina, de quem foi Allan Kardec e da prática espírita, além dos principais expoentes e da literatura sobre o tema. Aproveite para conhecer mais sobre a doutrina, que não exclui outras crenças e que se propõe a analisar os fenômenos, sejam eles materiais ou espirituais, sob a luz da ciência.