Foi construído, em suas partes conceitual e teórica, a partir de uma ampla e atualizada pesquisa bibliográfica e, em seu conteúdo prático, através de colaborações de professores de FATECs, da FEC/UNICAMP, da POLI/USP e de experientes profissionais de empresas oficiais e privadas, respeitando-se as características e peculiaridades de cada autor.
Nos capítulos iniciais, são apresentados levantamentos, estimativas e projeções sobre a relevância da disponibilidade e da qualidade da água para o mundo atual e futuro. Em seqüência, são abordadas questões sobre poluição dos recursos hídricos, esgotos sanitários e processos específicos de tratamento de efluentes, conforme suas cargas poluidoras e aos tipos de reúso a que se destinam. São também descritos os diversos tipos de reúso, suas características e condicionamentos. Tópicos da legislação brasileira, relativa à utilização das águas doces, completam o bloco conceitual.
Conceituados profissionais das principais empresas públicas de saneamento ambiental do Estado de São Paulo e de outras entidades apresentam, em detalhes, resultados de experiências práticas e informações relevantes obtidas em processos industriais de reúso da água.
Um glossário de termos técnicos usados em ciências ambientais e a bibliografia referenciada encerram este livro.