Este livro é fruto de pesquisa realizada nos anos de 2019 a 2022, que culminou na Tese de Doutorado intitulada "Estudos Acerca da Formação do Psicanalista nas Entidades Brasileiras", feito na Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales/UCES, na Argentina.
O livro se organizou em duas partes.
Na PARTE I, capítulos 1 ao 3, faz-se uma introdução sobre a problemática da pesquisa, discorre-se sobre a história da psicanálise, sua cientificidade ou não, questões epistemológicas, psicanálise e educação, as premissas básicas da formação do psicanalista, as relações entre religião, teologia e psicanálise, os aspectos legais para formação no Brasil, etc.
Na PARTE II, capítulos 4 a 11, apresenta-se a pesquisa realizada no período de 29/01 a 10/07/2021; os aspectos metodológicos, resultados, discussões e conclusões, com apresentação de mapas dos resultados. As variáveis foram os Programas de Formações de Psicanalistas, cuja amostra totalizou 190 (cento e noventa) Entidades.
As sub variáveis foram:
Tipo de Instituição; Predominância do Estado brasileiro; Abrangência regional; Enfoque teórico; Qualificação mínima exigida; Tipologia do curso; Exigência ou não de análise pessoal; Exigência ou não de pacientes pilotos; Exigência ou não supervisão; Carga horária; Tempo de duração do curso; Emissão ou não de identidade profissional; Tipo de Certificação; Custas do curso; Menção ou não da Legislação da profissão pelo Ministério do Trabalho; Menção do "não reconhecimento" do curso.