A Terra, gradativamente, vem tornando-se pequena para comportar o crescimento da população e a sede de conquista do universo espacial desconhecido. No futuro, serão descobertos novos planetas com viabilidade de serem habitados.
Entretanto, em decorrência de viagens a velocidades astronômicas, os participantes terão impactos irreversíveis em seus corpos, pela diferença de tempo que ocorrerá entre a tripulação das naves e dos habitantes na Terra.
Viajar em velocidades astronômicas ocasiona diferenças na idade biológica, ao ponto de um tripulante poder retornar à Terra com idade, tanto biológica como física, menor que a de seu neto.
Nesse contexto, o foco principal do livro é descrever as interseções entre famílias de ex-parceiras de um astronauta, com as quais teve filhos, mas viajou sem ter o conhecimento sobre eles. Daí, surgem romances e um possível problema por consanguinidade.
Tudo ocorre em um espaço temporal em torno de 85 anos, relativo à data do nascimento de Ernst. Em decorrência de ele ter passado uns 10 anos submetido a velocidades astronômicas, no final da segunda missão, ele retorna com aparência de ter somente 47 anos de idade, aparentando ser mais novo que sua parceira e quase com a mesma idade biológica de seu primeiro filho.
Você não terá a oportunidade de viver essa realidade no amanhã. Mas pode levar sua imaginação a esse futuro e observar algumas peculiaridades que vivenciarão suas futuras gerações.
É simples! Basta embarcar conosco nesta Nave...