Este livro apresenta relatos de pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal sobre o uso de diferentes tecnologias na educação. Estão representados no livro grupos de diversas instituições de ensino superior desses países, públicas e privadas: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP), Universidade de Lisboa (ULisboa), Universidade Aberta de Portugal (UAb), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Centro Universitário Teresa D'Ávila (Unifatea), Centro Universitário Internacional (Uninter), Universidade de Santo Amaro (Unisa), Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e Universidade Ibirapuera (Unib), que vêm desenvolvendo pesquisas na área.
As tecnologias e os temas abordados são diversos: aplicativos para o ensino de línguas, WhatsApp, Instagram, YouTube, Wikipédia, redes sociais, jogos, gamificação, metodologias ativas, competências digitais, mobile learning, blended learning e educação a distância.
Todos os capítulos são assinados por professores orientadores de programas de pós-graduação stricto sensu e seus orientandos, caracterizando, assim, o resultado efetivo das pesquisas desenvolvidas e concluídas nessas instituições. Nesse sentido, esta obra propõe-se a disseminar o conhecimento para colaborar com o desenvolvimento das pesquisas na área.