Viver no Rio é um exercício diário de amor e ódio, euforia e decepção, êxtase e medo.
Muitas das grandes cidades modernas são assim, mas o Rio amplifica suas virtudes e seus problemas a um grau inimaginável. Que tal passarmos a olhá-lo como um corpo sujeito a patologias, como qualquer organismo vivo, mas com um potencial de cura e saúde como nenhum outro? Porque é isto que o Rio é – se o analisarmos direito. Não me contento em morar no Rio. Quero morar num Rio onde possa aprender com Sérgio Magalhães sobre a cidade que se transforma aos nossos olhos, nem sempre atentos, e sob os nossos pés, às vezes descalços e não por estarmos na praia.
Ele é o grande estudioso dessa combinação única: o conglomerado urbano com suas riquezas naturais. Nenhum outro lugar tem tantas escolhas de soluções.
"Reinvenção da cidade–Interação, equidade, planeta" é um apanhado de nossa situação no Brasil e no mundo, e seu autor, Sérgio Magalhães, uma autoridade nessas transformações. O Rio sai fortalecido deste livro – porque, ao lê-lo, entendemos o que precisamos fazer e temos ânsia de arregaçar as mangas e sair para fazê-lo.