A Editora Contracorrente tem a satisfação de anunciar a publicação do livro Reindustrialização: para o desenvolvimento brasileiro, uma reunião de importantes nomes da teoria econômica brasileira sob a organização do consagrado professor Antonio Corrêa de Lacerda.
A obra, organizada em cinco capítulos, é uma coletânea das provocações, diagnósticos e resultados de estudos elaborados pelo Grupo de Pesquisas "Desenvolvimento e Política Econômica" (DEPE), da PUC-SP, e empreende uma ampla discussão a respeito dos limites impostos pela desindustrialização, bem como sobre as possiblidades da reindustrialização brasileira como política de desenvolvimento econômico e social.
Bastante articulado e denso, o livro apresenta tanto reflexões teóricas em torno da temática quanto uma análise aguda do quadro internacional e da posição brasileira nesse cenário.
O movimento de olhar para o passado e para o presente e apontar caminhos futuros fica evidente nas palavras dos próprios coautores, que assim condensam a questão: "a situação da economia brasileira remete a um movimento de retrocesso dos condicionantes elementares do desenvolvimento em nosso país. Na verdade, um retrocesso que coloca hoje o Brasil na posição de candidato à periferia do sistema global, quando expõe sua condição de mero exportador de alimentos e bens primários no mercado mundial e importador de produtos que antes produzíamos ou que poderíamos estar produzindo".
"Por outro lado, tanto a nossa experiência de industrialização no século XX quanto as boas práticas internacionais nos apontam um caminho de saída para o desenvolvimento. A enorme potencialidade do país nos campos energético, agrícola, hídrico e da biodiversidade nos coloca em situação ímpar de reverter a desindustrialização e trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável e criador de oportunidades".