São, ao todo, vinte profissionais que aceitaram o desafio de trazer reflexões acerca de importantes institutos de sucessão, como inventário, testamento, planejamento patrimonial, redução de custos e outras soluções criativas encontradas e desenvolvidas por eles para tornar a herança algo mais simples.
A maior parte desses advogados integra a Comissão de Direito das Sucessões da OAB/GO.
Da importância dessa temática surge esta obra, que busca promover reflexões sobre o direito sucessório. Isso não significa que você não encontrará conceitos ou elementos próximos de uma doutrina de direito das sucessões ao longo das páginas da obra; certamente, essas características são necessárias para que o leitor, até mesmo um que não seja da área jurídica, compreenda as conclusões sugeridas por cada um dos autores e construa suas convicções a partir disso.
Os textos são independentes e existia, no entanto, uma preocupação com a obra em seu aspecto geral: de ser ou não repetitiva ou contraditória em algum aspecto. Todavia, acredito que a multiplicidade de opiniões só melhora o debate. Diferentes olhares ou pontos de vista são importantes ao método.
O mais interesse é, sobretudo, inspirar a reflexão. Não quero me antecipar, porém adianto: os textos são maravilhosos, cada um à sua maneira. Cada estilo de escrita e cada exemplo citado refletem a experiência, o estudo e a dedicação de profissionais que ganham a vida trabalhando com direito sucessório.