Onde estão as pessoas com deficiência, se nas ruas eu quase não as vejo? Nas empresas, raramente encontro com elas. Em teatros, cinemas, museus nem sequer conseguem meios para entrar e permanecer. E quanto às escolas, será que elas são bem-vindas nesses espaços? Será que se esconderam, ou foram escondidas? Será que percebem sua presença?
Este livro nasceu de uma pesquisa pela qual se buscou entender as experiências das pessoas com deficiência acerca da acessibilidade e mobilidade urbana no município de Petrópolis-RJ. Para tanto, me propus a ouvir e acolher o que essas pessoas teriam a dizer, suas histórias compuseram este texto a partir de uma metodologia chamada PesquisarCOM, que segue comprometida em falar COM as pessoas e não SOBRE elas.
Seria possível (re)existir? Será que diante das barreiras, do sofrimento, dos aprisionamentos e apagamentos, é possível seguir? Este livro apresenta relatos fortes. São histórias, vidas e pessoas que existem sob a invisibilidade, que experimentam cotidianamente um apagamento e buscam formas de continuar vivendo. Esta obra pretende oferecer encontros e olhares que sejam sensíveis para reconhecer qual o nosso papel na hora de construir espaços que respeitem e acolham todas as pessoas.
Arrisquei-me a pesquisar e escrever a partir do lugar de uma pesquisadora COM deficiência, e esta experiência marcou e sensibilizou a minha percepção. Aqui me fiz pesquisadora e também público-alvo, aqui encontrei vidas e fui encontrada.
Espero que esta leitura desperte novos e fortes encontros.