Por Gilson da Silva Cordeiro
Nesta apresentação para o livro da aluna Irlei Laura, lembro como se fosse hoje, os acontecimentos descritos pela autora a respeito do colégio: a direção, os professores, os colegas de classe, os apelidos, tudo enfim..., registrados capítulo a capítulo, onde não tem personagem principal, apenas o ponto de vista da Lalá, apelido dado a autora a ela mesma.
Lembro desde o "RECOMEÇO" dos estudos da personagem-autora, passando pelas primeiras impressões sobre o colégio, o capítulo desastroso do time de voleibol até o final dias letivos de 2002. Todos que fizeram parte devem sentir-se honrados por fazerem parte dessa história. Houve barreiras, dificuldades, obstáculos, não foi um trabalho de dias, meses, e sim de um ano inteiro, dedicação plena da autora em observação física e psicológica dos seres que estavam em sua volta. (...) Ao final pode respirar.
A certeza do objetivo alcançado nestas páginas e desenhos feitos pela professora Ariadne e pelos colegas de classe, está o profundo amor da autora pelo desejo de voltar a estudar, e fazer parte do mundo letrado.Estou feliz, como se fosse eu o autor de tudo e semear essa semente que será uma arvore frondosa.