O International Accounting Standards Board (Iasb) publicou a IFRS 15 Revenue from Contracts with Customers, regulamentado no Brasil por meio do CPC 47 – Receita de Contrato com Cliente, visando harmonizar os critérios de reconhecimento e divulgação de informações às partes interessadas.
Reconhecer receita e divulgá-la adequadamente é um desafio para as empresas e, em especial, para o segmento de medicina diagnóstica, dada a natureza de seus contratos de prestação de serviços, por envolver planos de saúde, governo, seguradoras, hospitais, pessoas físicas e outros, bem como pela possibilidade da glosa de serviços.
Aplicando o modelo de cinco etapas para determinar quando reconhecer a receita e por qual valor, este livro busca analisar as características dos contratos de prestação de serviços nesse segmento à luz das exigências de divulgação qualitativa e quantitativa que visam ajudar os usuários das demonstrações financeiras a entender a natureza, o montante, o momento e a incerteza em relação à receita e aos fluxos de caixa decorrentes de contratos com clientes, explorando, inclusive, como o mercado tem divulgado, no que tange à uniformização, completude e transparência das informações para as partes interessadas. Há divulgação de informações suficientes e explicativas para tomada de decisão econômica por parte de investidores e credores interessados no segmento de medicina diagnóstica? Vale a pena ver o que este livro diz!