Seguindo o sucesso do best-seller "Uma chance de respirar", a trajetória do neonatologista Dr. Renato Lima ganhou uma continuação. Enfrentando precárias condições em viagens extenuantes, doenças tropicais, hospedagens adaptadas, secas e enchentes, pandemia de Covid-19, o médico se destacou e mudou a história de muitos recém-nascidos. Na busca em prevenir bebês "asfixiados", treinou e capacitou profissionais de saúde, além de realizar gestão de serviços hospitalares de regiões remotas provocando, dessa forma, uma significativa sensibilização de equipes e gestores de saúde.
Morrer por asfixia? Jamais! Obstinado e competente, esteve em cada região desfavorecida de recursos básicos de saúde - terras indígenas, sertão, populações ribeirinhas do Amazonas, regiões fronteiriças - levando ensinamentos tão preciosos e capazes de alterar os índices de mortalidade neonatal. Um trabalho que não cessará enquanto "o Brasil pedir socorro", conforme ele mesmo diz na obra.
Por meio de um olhar humanizado, Renato Lima compartilha com os leitores experiências únicas vividas em vários cantos do País, onde muitas vidas foram resgatadas e tiveram o direito de continuar no dia seguinte.
Emocionante e com a escrita cativante, a obra nos envolve em cada relato percorrido e transforma os sentimentos de qualquer leitor, a cada capítulo. O autor nos situa em diversas histórias de muita sensibilidade e significado, em especial o de que é possível renascer; reviver a esperança, apenas com uma chance de respirar.