O serviço público de saúde é um enorme desafio no Brasil. Quando o atendimento precisa englobar as pessoas que vivem em situação de rua a complexidade aumenta, envolvendo outras áreas de atuação do setor público. Diante deste cenário, a presente obra oferece uma matriz inédita de indicadores de operacionalidade e de resultados das redes de políticas públicas de saúde e sua confiabilidade, contribuindo significativamente para o progresso do conhecimento científico sobre o modo de funcionamento dessas redes, além de trazer um novo olhar sobre a RAPS ? Rede de Atenção Psicossocial. Embora exista uma vasta literatura acadêmica e não acadêmica sobre a RAPS, quase que a totalidade se mantém nas áreas da saúde e poucas sob a ótica da Administração, como se propõe este livro.
O livro também oferece um caminho de diagnóstico de um grupo de trabalho que esteja voltado para essa tarefa, para conhecer os pontos que necessitam de melhorias e traz à tona esse importante tema, atual em função dos problemas pandêmicos que atravessamos e que, em certa medida, é pouco divulgado e discutido.
Ao final do livro, é possível constatar que quanto mais se trabalha com indicadores de operacionalidade e quanto mais funcionais eles forem, mais resultados a rede pode alcançar.
O livro também aborda questões sobre as dificuldades das redes de políticas públicas de saúde e os problemas que enfrentam, e termina com sugestões de caminhos e possibilidades de novos estudos e perspectivas.