O livro ""Raízes do Passado"" é composto de narrativas muito interessantes, pois, através da aparente simplicidade dos temas, personagens e locais, eles tratam de assuntos considerados complexos por analistas sociais.
O 'suspense' apresentado nos relatos ""Primeira Comunhão"" e ""Mulher de Branco"", estão presente do começo ao fim o que os torna, atraentes. O tema desses relatos mostram como crenças infundadas geram medos, inseguranças e como elas criam conflitos que muitas vezes cerceiam a liberdade de quem com elas convive .
A história do Tiburcindo e de Rosalinda é perfeita, diferente. Nela cada personagem foi bem construída, inclusive os pais dos protagonistas, o bolicheiro e os três cães. A trama bem cadenciada, mantém o suspense do começo ao fim. É uma literatura para jovens e adultos. Uma peça literária de valor, pois, apresenta crítica social, questões de desigualdade e educação de gênero. Enquanto o conto, ""Raízes do Passado"", trata do amor incondicional de um pai por sua filha a ponto de isolá-la de tudo e de todos. Será que seria realmente amor ou uma patologia?