Com apresentação de Emicida e texto de Jeferson Tenório, a nova edição da Antofágica conta com mais de 60 artes inéditas de Samuel de Saboia. Quincas Borba é um cachorro, mas esse também é o nome de seu dono, um filósofo de Barbacena, Minas Gerais. Quando este rico pensador morre, deixando para trás uma grande fortuna, seu amigo Rubião é nomeado o único herdeiro da herança. Mas o ex-professor só colocaria as mãos no dinheiro sob uma condição – cuidar e zelar pela vida de Quincas Borba, o cão.
Publicado em 1881, Quincas Borba é o romance machadiano que melhor expõe os dilemas de personagens em uma sociedade de interesses em transição do século XIX para o XX. Ao narrar a transformação da pacata vida de Rubião em um herdeiro-capitalista que atrai os mais diversos tipos de interesseiros, encontrando no caminho o amor e a loucura, Machado constrói uma história na qual o leitor contemporâneo reconhece personas que perduram na sociedade brasileira até hoje.
Esta edição da Antofágica conta com ilustrações do renomado artista recifense Samuel de Saboia e texto de apresentação de Emicida. Rogério Fernandes dos Santos, doutor em Letras pela USP, assina as notas do livro. Nos posfácios, o professor da UERJ e crítico literário João César de Castro Rocha escreve um ensaio sobre a tessitura do romance machadiano e o processo de (re)escrita de Quincas Borba. Ana Paula Salviatti, mestre em história econômica pela USP, disserta sobre a transição de um homem livre e sem posses numa sociedade escravocrata, enquanto o escritor e doutorando em teoria literária Jeferson Tenório assina um posfácio sobre as múltiplas leituras do romance machadiano.
EXTRA: Ao escanear o QR Code da cinta, o leitor tem acesso a duas videoaulas sobre o livro com Raphael Valim, especialista no autor e doutorando pela USP . A primeira aula deve ser vista em um momento anterior à leitura, e a segunda, após a experiência do livro.