A Língua Quíchua do Peru, mais especificamente a sua variedade falada na região de Ayacucho, o chamado Quíchua Ayacuchano, é o tema deste livro. Com o objetivo precípuo de promover um levantamento de elementos sócio-históricos e estruturais em conjunto com fundamentos teóricos relacionados ao ensino da Língua Quíchua como L1 no Peru e de propor a organização de um Curso de Quíchua como L2 para falantes brasileiros, seu autor reconta, em contextualização sócio-histórica, a história do contato entre povos e línguas que resultou na formação do Quíchua na América do Sul, do Quíchua do Peru e do Quíchua Ayacuchano.
Assim, descreve, de modo global, aspectos da composição do quadro fonético-fonológico e morfossintático do Quíchua Peruano e do Quíchua Ayacuchano, destacando seus pontos em comum e pontos diferenciais com base em quadros e exemplos, para posterior aplicação em um curso de Quíchua como L2. Ao reunir bibliografias afins para revisão da literatura sobre o ensino de Quíchua na América do Sul, no Peru e em Ayacucho, aborda as questões, problemas e desafios antigos e atuais pelos quais passa o ensino dessa língua como L1.
Ancorado em conceitos fundamentais e estruturais da Língua Quíchua, da Gramática Quéchua, da Linguística do Contato e da Sociolinguística, esta obra desloca-se da história e da estrutura da Língua Quíchua falada no ponto específico da região de Ayacucho.