Um guia essencial para a saúde do corpo e da alma. Em edição revista e com nova capa, Quem ama não adoece explora o papel das emoções para a origem e a cura de doenças.
Quando a primeira edição de Quem ama não adoece chegou às livrarias, o impacto foi enorme. Pela primeira vez, um médico conceituado e formado nos mais rígidos padrões da medicina tradicional apresentava dados objetivos para explicar aquilo que há anos era percebido nos consultórios. Algo que o leitor já pode suspeitar: pacientes emocionalmente equilibrados, com uma boa e intensa vida afetiva, têm mais chance de cura que outros. Na verdade, esses pacientes são menos propensos a adoecer.
Baseado em anos de pesquisa e prática médica, Quem ama não adoece permanece atual, surpreendente e instigante. O livro indica que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas um conceito amplo que envolve bem-estar, qualidade de vida, autoestima e capacidade de amar. A partir de uma abordagem séria e cientificamente embasada de várias doenças – da enxaqueca à depressão, da alergia à obesidade –, o Dr. Marco Aurélio Dias da Silva discute questões como envelhecimento, medo da morte, sexualidade, relações familiares e de trabalho. O resultado é um panorama das tensões a que nos submetemos, de suas consequências sobre o nosso corpo e das possíveis maneiras de superá-las.
Ao debruçar-se sobre o componente afetivo da dor e da doença, o autor expõe os limites da ciência e questiona o papel do médico: mais que diagnosticar e prescrever, ele deve orientar, compreender e confortar aqueles que o procuram. Quem ama não adoece é, acima de tudo, o precioso legado de um profissional que sempre lutou por uma medicina democrática e humanista. E mostra como é real a possibilidade de uma vida plena pautada na grandiosidade do amor.