"Quatro Zero Oito", um romance que narra a experiência íntima e visceral de uma jovem escritora muçulmana isolada durante a pandemia.
Em 2021, a escritora jordaniana Feda Shtia participava, como convidada, da feira do livro de Abu Dhabi. Ao retornar para casa, foi surpreendida com uma nova onda da pandemia, que a forçou a duas semanas de isolamento, em um hotel do Reino Unido.
Naquele momento, ela queria o que a pandemia nos tirou: o afeto através do toque. A autora, que até então só havia escrito livros infantojuvenis e didáticos, compreendeu que era o momento de conceber o seu primeiro romance, transformando aqueles sentimentos de raiva, loucura, insegurança e amor em cartas destinadas a um homem do seu passado.
O resultado foi o romance Quatro Zero Oito, obra que nos oferece o privilégio de acompanhar a experiência íntima desta jovem escritora jordaniana, destaque na cena cultural do mundo árabe.
"Eles colocaram a comida do lado de fora da minha porta e fugiram. Fiquei com medo quando abri e senti o corpo de alguém desaparecendo rapidamente depois de dar algumas batidas leves e apressadas. Ninguém respondeu ao meu "obrigada" e tudo o que ouvi foi um silêncio estranho e doloroso."
— Feda Shtia