Uma história de vida, morte, amor, sexo e palavrões
Conheça o ina-creeeemee-entável Dylan Mint. Ele tem dezesseis anos e síndrome de Tourette. Sua vida é uma luta constante para reprimir as coisas ruins que não consegue controlar – as palavras que explodem da sua boca, os tiques, o cachorro raivoso e uivante que tenta escapar sempre que ele se estressa.
Além disso, ele tem que lidar com a mãe, que nunca tem dinheiro, só compra roupas baratas e vive chorando. E o pai, que está longe e incomunicável no exército, correndo o risco de ser morto por um maldito terrorista a qualquer momento.
Como se não bastasse ser esquisito, virgem e estudar numa escola idiota para "crianças especiais", uma visita rotineira ao hospital vira a vida de Dylan de pernas para o ar. De repente, ele descobre que vai morrer em março. Ainda é agosto, mas, mesmo assim... Ele não pode deixar as coisas como estão. Então Dylan elabora uma lista – Coisas legais para fazer antes de morrer – e parte para transformar os seus desejos em realidade...
Coisas legais para fazer antes de morrer
número 1:
Ter intercurso sexual real com uma garota. (De preferência Michelle Malloy, e, decididamente, não em um trem ou qualquer outro meio de transporte. Se possível, na casa dela.)
número 2:
Lutar com todas as forças possíveis e imagináveis para que meu amigo Amir pare de ser xingado por causa da cor da sua pele. Impedir que as pessoas fiquem sacaneando Amir o tempo todo, porque o cheiro dele lembra um grande caldeirão de curry. E ajudá-lo a arranjar outro melhor amigo.
número 3:
Trazer meu pai de volta da guerra antes que... você-sabe-o-quê... aconteça.