O ponto central tratado neste livro é a discussão sobre a aprendizagem no contexto em que um grupo de alunos de graduação verifica algumas lacunas em sua formação escolar referentes a conceitos relativos às ciências da natureza e, visando a sanar tais deficiências, procura um professor da universidade com afinidade com a área e experiente em práticas pedagógicas.
Alunos e professor decidiram, então, formar o projeto Aprender Ensinando, o qual tem como objetivo a gravação de vídeos de práticas experimentais, proposta que visa a aliar a teoria aprendida no ensino regular à prática experimental.
Em um dos experimentos realizados pelo grupo, foi verificado que elas não estavam conseguindo realizar com sucesso a atividade. Isso foi constatado pelo professor orientador, que assistiu à cena gravada e notou que aquele episódio poderia ser analisado como uma oportunidade de aprendizagem.
O professor, em um diálogo com as alunas, apresenta a cena gravada e começa a questioná-las sobre o ocorrido, com a intenção de entender melhor o episódio. Os desdobramentos dessa pesquisa foram norteados pela aprendizagem expansiva, como é entendida na teoria da atividade, com o intuito de verificar a expansão de aprendizagem proporcionada pela gravação da cena e episódios subsequentes.
A utilização de vídeo com práticas experimentais se apresentou como uma poderosa ferramenta educacional para consolidar os conceitos das ciências naturais.