O envelhecimento humano é uma realidade compartilhada em todo o mundo. Envelhecer é, sem dúvidas, uma conquista, no entanto esse fenômeno vem acompanhado na maioria das vezes de inúmeras modificações, tais como perda motora, alterações orgânicas e químicas, bem como surgimento de pluripatologias, que podem causar perda da capacidade funcional, emergindo assim outro conceito, o de cuidador, seja ele formal ou informal.
Esta obra é produto da dissertação de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação Universidade Estatual de Feira de Santana (UEFS), e teve como objetivo principal analisar os determinantes contextuais da percepção do enfermeiro da estratégia de saúde da família frente ao cuidado ao idoso com dependência no domicílio.
Na pesquisa, concluímos que há uma significante diferença na realização da assistência direta ao idoso no consultório e no domicílio, oriundo da ausência de uma avaliação multidimensional do idoso e da família no contexto domiciliar e sobrecarga com as diversas atribuições da estratégia de saúde da família.
Dessa maneira, apresento um protocolo simples, didático, com instrumentos validados e muito objetivo, para nortear o desenvolvimento do trabalho do enfermeiro de forma rápida, eficaz e com extrema qualidade na atenção à saúde do idoso com dependência no domicílio.