São muitas as vantagens do aleitamento materno, as quais estão relacionadas à saúde física e emocional de mulheres e crianças. Esses benefícios, além de contribuírem com fatores ambientais e econômicos, estão associados ao pleno desenvolvimento cognitivo infantil.
A relação entre promoção, proteção e apoio à amamentação e sua contribuição para o alcance de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) já está estabelecida. Os ODS correspondem a 17 metas globais definidas em 2015 na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Com o aumento das mulheres no mercado de trabalho, ambientes de trabalho favoráveis para a amamentação são considerados um meio eficaz para melhorar as práticas de aleitamento materno e saúde infantil. As Salas de Apoio à Amamentação vêm se consolidando no Brasil. Neste livro, apresento uma revisão realizada a partir de estudos publicados nos últimos 15 anos (2006 a 2021) sobre os benefícios cientificamente comprovados da amamentação, os determinantes do aleitamento materno, da amamentação e do retorno ao trabalho, as ações de promoção, proteção e apoio à amamentação no Brasil e a relação existente entre as SAAs e o alcance dos ODS. Esses dados foram extraídos da minha tese para obtenção do título de doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, publicada em 2021.