A atividade de Avaliação da Conformidade tornou-se de fundamental importância nos últimos anos como forma de regular mercados e proteção das relações de consumo.
Se no início dos anos 2000 a prática da Avaliação da Conformidade se limitava à certificação dos sistemas de gestão da qualidade das empresas com base nos requisitos das normas ISO 9000, hoje dispomos de normas específicas, como a que será objeto do presente trabalho, o qual contempla requisitos para a produção de brinquedos destinados a crianças de zero a três anos de idade, especificamente bonecas.
Esse reconhecimento tem decisiva contribuição para que os produtos fabricados no Brasil acessem mercados exigentes. Cabe destacar o forte domínio da China no mercado internacional, que, por sinal, provocou o fechamento de fábricas de brinquedos pelo mundo afora.
No mercado brasileiro de brinquedos, graças à contribuição do programa do Inmetro de certificação, mais do que 50% dos brinquedos comercializados são produzidos pela indústria brasileira, fato raro no mercado global desse produto.
Este trabalho faz um repasse dos conceitos básicos de Normalização e Gestão da Qualidade, bem como da produção de bonecas para crianças de zero a três anos de idade.