"A justiça atrasada não é justiça; senão injustiça qualificada e manifesta." A primeira linha de Princípios do Tabelião Mediador é uma a citação clássica do escritor Rui Barbosa, já deixa claro que o livro de Honório Júnior da Silveira Alves abordará o mundo da justiça extrajudicial. Com uma perspectiva abrangente, com referências perspicazes e sem aquele excesso de "juridiquês", termos e expressões próprias da área jurídica, mas não tem serventia sem uma compreensão maior.
O objetivo do autor é compartilhar com estudantes de direito, mediadores, conciliadores, notários, registradores e demais profissionais experientes e os novatos quanto aos princípios que norteiam os processos adequados de resolução de conflitos, para que possam aplicar, estudar e melhorar seus processos conciliatórios, com foco na figura do Tabelião de Notas. Para isso, analisa os princípios da mediação e da conciliação com os princípios do Tabelionato de Notas, apresentando a atividade típica e o conceito de Tabelião Mediador, bem como a atividade atípica com a análise do provimento 67 do CNJ.
Escrito em um texto dinâmico e de fácil compreensão, Princípios do Tabelião Mediador é um convite para o leitor aprender a pensar as resoluções de conflitos utilizando os meios extrajudiciais e um chamado à reflexão sobre o conceito de justiça preventiva.