O que fazer se uma criança convulsionar? Se o bebê engasgar? E em casos de afogamento? São tantas ocorrências com bebês, crianças e adolescentes no ambiente escolar que foi instituída no Brasil, em 2018, a Lei Federal nº 13.722, conhecida como Lei Lucas: tornando obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
Este livro priorizou as principais ocorrências que podem acontecer em ambiente escolar, como agir diante dos acidentes e/ou ocorrências, como proceder com suporte básico de vida e prevenir complicações consequentes de procedimentos inadequados.
Uma obra em conjunto com autores da Liga Acadêmica de Enfermagem Emergencista (LAcEEm), vinculada ao Projeto de Extensão Consepe 12/2018 e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidades em Saúde (NIEVS), ambos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Assim, esta obra é um instrumento de consulta para as comunidades escolares, facilitando o acesso às informações de forma prática e segura, nas condutas para prevenção, em casos de acidentes e situações de primeiros socorros.