Esta coletânea é fruto de dupla celebração: uma década de encontro entre sua organizadora, Daniela Costa, com Kay Pranis e uma década de docência restaurativa daquela, no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFS, a frente da disciplina "Racionalidade Penal Moderna e Justiça Restaurativa". Celebrar Kay e a florescência por ela promovida no Brasil evoca a primavera pela compreensão de que é preciso semear novas práticas que, ancoradas em princípios e valores, nos guiem a um novo senso de justiça e humanidade.
A obra está organizada em duas seções, conta com 15 artigos e envolve 21 autores(as), ademais de uma reflexão inicial enviada por Kay Pranis. A primeira seção traz artigos de docentes, pesquisadores e juristas de várias regiões de nosso país, ao passo que a segunda reúne os melhores trabalhos gestados a partir dos debates travados na disciplina ministrada por Daniela Costa, cujos autores(as) são docentes e ex-discentes do Prodir/UFS.
A Justiça Restaurativa, como teoria e prática, alinhava os artigos que trabalham o tema desde a ambiência escolar até o sistema de justiça e desvela o fazer restaurativo e seu novo sentido do justo.
Daniela Carvalho Almeida da Costa