O livro “Práticas curriculares antirracistas: temas em construção” discute a importância do debate antirracista nas práticas pedagógicas nos diversos espaços educativos. A partir da preocupação em questionar os currículos escolares que são elaborados e praticados com viés eurocêntrico, negando conhecimentos que partem de outras referências, este livro traz diversas formas de abordar a temática a partir de experiências das professoras-autoras.
O discurso de mudança curricular é evidente, e as ações são urgentes. Os conteúdos aqui apresentados buscam colaborar com profissionais da educação que desejam fazer mudanças reais em seus projetos pedagógicos, seus planejamentos de trabalho ou, até mesmo, nas reuniões de equipe. Os artigos reforçam que os currículos, as políticas educacionais e as didáticas, de uma forma geral, contêm um padrão epistemológico eurocêntrico que nega conhecimentos, formas de ser e estar no mundo, além de repudiar suas múltiplas identidades.
Os artigos também apresentam algumas pistas, ressignificações e produções de crianças, jovens e adultos neste debate. O racismo, o (in)sucesso escolar e as movimentações curriculares possíveis são apresentados. Com este objetivo, o livro reforça pesquisas vinculadas às práticas que inspiram e promovem outros currículos, outras aprendizagens e outros encaminhamentos pedagógicos. Convidamos cada profissional da educação a propor novas ações e reflexões a partir das experiências e das pesquisas descritas. Convidamos você a engrossar nossa voz!"