"Por hora, cadeira de rodas" é resultado da experiência real vivida por um dos autores. Lorenzo tem seis anos de idade, lê e escreve desde os quatro anos, possui Altas Habilidades/Superdotação.
Em junho de 2017, numa brincadeira de criança, sofreu um acidente e fraturou a tíbia direita, o que o deixou com a mobilidade reduzida e o fez usar cadeira de rodas por dois meses e meio. A recuperação seguiu ainda com muleta, muitas sessões de fisioterapia, até se convalescer por completo, perfazendo um período de quatro meses. Porém, a experiência como cadeirante o fez perceber quanto os espaços públicos e privados pelos quais circula não estão preparados para pessoas com mobilidade reduzida. Então, numa sessão de psicoterapia com sua Psicóloga, surgiu a ideia de escrever um livro no qual pudesse compartilhar suas experiências com muitas outras pessoas. Pediu auxílio ao pai, que é Pedagogo, Professor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pesquisador na Área da Educação Especial, com foco na Educação de Surdos.
Assim, o pai se viu envolto com outras questões igualmente relevantes da Educação Inclusiva: Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Física, ainda que esta última, nesse caso, temporária. Acreditamos que a experiência de Lorenzo possa contribuir não apenas em forma de história, para ensinar e entreter as crianças, mas também para outras instâncias da Sociedade e, juntos, repensarmos a qualidade de vida das pessoas com as mais variadas necessidades especiais.