Este livro apresenta e discute uma pesquisa de Mestrado realizada em 2021 sobre a implementação da proposta curricular na rede municipal de Santo André – SP e teve origem nos desafios enfrentados pelos Coordenadores Pedagógicos na interlocução entre as unidades escolares e os órgãos centrais deste sistema educacional.
Se em condições normais há sempre uma distância entre o que propõem as normativas políticas e as práticas escolares, as condições impostas pelo isolamento social acentuaram ainda mais essa característica inerente ao que, usualmente, se denomina como implementação das políticas.
Preferimos denominar esse processo de "encenação" ou "atuação" de políticas (policy enactment), seguindo o entendimento de Ball (2005) e Ball, Maguire e Braun (2016), pois pressupõe que as políticas não são simplesmente implementadas, mas interpretadas e traduzidas pelos diferentes atores, com vistas à sua conversão em práticas concretas no interior das escolas.
Priorizando uma perspectiva de educação que atenda aos princípios democráticos e priorize a participação coletiva dos sujeitos e a qualidade social da educação, o referencial teórico sustenta-se em autores que coadunam com essa visão.
No campo da Gestão Educacional focalizamos particularmente os estudos referentes à identidade e ao trabalho do Coordenador Pedagógico como elemento de articulação, notadamente das políticas curriculares, buscando refletir sobre os desafios enfrentados por esse gestor no contexto explicitado.