Este livro reúne o conhecimento científico das diversas habilidades cognitivas estudadas em plantas. É uma obra inédita e única em língua portuguesa, que, pela relevância do tema, é indispensável aos estudantes, professores e demais profissionais das Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e alguns segmentos das Ciências Comportamentais. Além do caráter informativo sobre as novas fronteiras exploradas pela ciência vegetal, os conhecimentos abordados possibilitam o desenvolvimento de novas tecnologias ao cultivo de plantas e ampliam horizontes de investigação científica em diferentes áreas de pesquisa.
Embora contemporânea, a temática não se configura como uma subárea isolada dentro da biologia vegetal. Além do caráter comportamental, ela se estende especialmente aos estudos de Fisiologia Vegetal, Neurobiologia Vegetal, Eletrofisiologia Vegetal, Citologia, Histologia, Morfologia Vegetal, Fitossociologia, Biologia Reprodutiva de Plantas, Bioquímica, Genética, Ecologia, Evolução, Fitopatologia, Entomologia e Nutrição de Plantas. Utilizando-se de diversas bases de conhecimento, buscou-se, nesta obra, explicar como as plantas percebem a si e o meio, como se comunicam internamente e externamente, assim como moldam seu comportamento em consonância com as mudanças que ocorrem nos estímulos endógenos e ambientais. As mudanças comportamentais, por sua vez, são a base das abordagens realizadas no campo temático da memória e inteligência.
É uma obra recheada de assuntos intrigantes e inéditos em livro didático, como o aparato e o mecanismo sensorial das plantas ao som, ao toque, aos cheiros, à temperatura, ao O2, ao O3, ao CO2, à pressão atmosférica, ao NaCl, aos nutrientes, aos campos elétricos e magnéticos, à água e à umidade relativa do ar. Além dos elementos inanimados, também explora os mecanismos de percepção, reconhecimento e comunicação planta-planta, planta-microrganismo e planta-animal.