O livro trata do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica e a inserção do indivíduo com TEA no mundo do trabalho. Sabemos que o trabalho contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e nos casos de autismo, essa inserção pode ser de grande importância para a interação social e convívio em sociedade.
Este livro vem possibilitar um espaço de reflexão sobre capacitismo, preconceito, barreiras atitudinais e a importância da construção de oportunidades equitativas, tanto na área educacional, quanto laboral de indivíduos com autismo.
Vocês verão que foi possível identificar como principais barreiras à inclusão, a capacitação dos profissionais, conhecimento sobre o TEA e habilidades sociais, necessidades de atualização do Plano Educacional Individualizado (PEI), bem como associadas à preparação do aluno com autismo para a inserção no mundo do trabalho.
Assim, o Plano Individualizado de Transição (PIT) foi construído para ser um documento de preparação para a inserção do aluno com TEA na experiência profissional do estágio, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades tanto técnicas quanto comportamentais, bem como aquisição de autonomia e protagonismo social.