As constantes evoluções nos sistemas de produção são respostas das organizações às demandas dos consumidores. As organizações, cada vez mais competitivas, buscam um diferencial competitivo para impressionar os clientes e fidelizá-los. A estratégia de desenvolvimento de novos produtos auxilia nesta busca incessante consolidação da marca. A falta de procedimentos bem definidos no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) faz com que as empresas não consigam incorporar novas tecnologias que resultem em melhorias significativas.
A maioria das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) não tem uma metodologia de PDP definida, e por muitas vezes acabam se baseando na experiência empírica dentro da empresa. Existem ferramentas estatísticas que auxiliam nesse processo, dentre elas o Planejamento de Experimentos, uma técnica utilizada para definir quais dados, em que quantidade e em que condições devem ser coletados durante um determinado experimento, buscando, basicamente, satisfazer dois grandes objetivos: a maior precisão estatística possível na resposta e o menor custo.
Este livro propõe uma metodologia de desenvolvimento de novos produtos, utilizando a técnica planejamento de experimento em uma pequena empresa do ramo alimentício.
Buscou-se desta forma integrar o planejamento de experimentos com o processo de desenvolvimento de produtos e apresentar um estudo de caso em uma sorveteria artesanal. O estudo foi realizado em uma sorveteria artesanal e o produto escolhido para a realização da pesquisa foi um sorvete à base de um suplemento alimentar proteíco, o Whey Protein."