O Município de Rio Preto da Eva é uma das cidades que mais tem crescido no interior do Estado do Amazonas. Essa cidade possui os mais lindos igarapés de águas correntes e frias da região. O principal deles é o balneário municipal, que, devido a sua cor escura, semelhante ao chá preto, e pelo fato de desembocar no Paraná da Eva, recebeu o nome de Rio Preto da Eva.
Além do balneário municipal, a região possui um número expressivo de balneários públicos e privados, com belezas naturais indescritíveis que atraem milhares de turistas durante o ano todo. Às margens do rio há diversos pontos comerciais e um número significativo de comerciantes que possuem licença para desenvolver atividades econômicas. Além desses, ainda há um número considerado de ambulantes que exercem atividades comerciais de maneira informal.
Nesse contexto, este livro traz aos leitores a recente pesquisa realizada ao longo do Rio Preto da Eva, que permitiu identificar os principais problemas ambientais existentes, suas possíveis origens, efeitos e soluções para o ambiente aquático e a qualidade ambiental do balneário municipal e seu entorno. Analisou também a percepção ambiental de pessoas que visitam o local (usuários) e pessoas que trabalham às margens do rio (permissionários) em relação ao corpo de água que abrange o balneário municipal de Rio Preto da Eva, no Amazonas.