Este é o quarto livro da coleção que apresenta o caminho da espiritualidade do Movimento das Mães que Oram pelos Filhos. Os volumes anteriores começaram pela reconciliação, para depois abordar a importância da oração e da festa da Eucaristia; agora, o assunto do qual a autora trata é a Penitência.
Uma das fontes de inspiração para esta obra foi a Constituição Apostólica Paenitemini, de Sua Santidade Paulo VI, a qual direciona a disciplina eclesiástica da Penitência, mostrando sua importância como instrumento de conversão e restauração da Igreja em todos os seus membros.
Embora a reconciliação com Deus, com o próximo e consigo esteja intimamente ligada à Penitência, este tema é mais profundo e diferente. Ele é sacramento que precisa ser vivido e é virtude que deve ser praticada, para nos restaurar, curar e reatar nossa amizade com Deus.
Ao saborearem estas páginas, as Mães que Oram pelos Filhos se motivarão a vivenciar o tripé do Movimento: Humildade, Obediência e Unidade, que são o seu jeito de "ser Igreja", e os caminhos que devem percorrer para buscar a santidade. Que essa jornada possa nos colocar no caminho da conversão e mover nossas famílias rumo ao céu!