Este livro é fruto do acaso. Não houve planejamento da sua consecução, tampouco foi objeto de um projeto que visasse tal fim. É o resultado da coletânea de diversos textos produzidos no decorrer de alguns anos, de forma eventual, sem a intenção de publicação, menos ainda de virem a constituir um livro. Trata-se de uma miscelânea de escritos retratando a visão pessoal do autor diante das mais diversas situações do cotidiano, em fatos vivenciados pessoalmente ou em face de relações sociais, sem qualquer conotação autobiográfica. Alguns destes textos tecem críticas — crônicas em versos —, outros são pura ficção, ainda que tratem de sentimentos, dramas e relações familiares; finalmente, há os que são mera abstração, advinda de conceitos universais, como Felicidade, Esperança, Alegria, Paz e Liberdade, estes com a ousadia — para não dizer intromissão —, de adentrar a linguagem poética.
Escritos de forma livre, sem se prenderem à tirania das regras, seja na forma, no conteúdo e, em alguns casos, até em relação à gramática. É possível afirmar que o conjunto, como um todo, é caracterizado por uma linguagem de natureza coloquial — por vezes singela, por vezes rude —, mas que rejeita a linguagem grosseira ou agressiva, sem abrir mão do direito fundamental da livre manifestação de opinião.
Nesse contexto, pode ser dito que há dois textos que bem sintetizam o conjunto da obra, tanto no conteúdo quanto na forma. O primeiro recebeu o título de "Meus versos" e o outro de "Por que eu escrevo". Este último, curiosamente, originou-se ao final da compilação.
A publicação deste livro não vai além da tentativa de proporcionar momentos agradáveis aos leitores, cujo interesse seja a simples busca do entretenimento.
AMOR, LIBERDADE, FELICIDADE, SAUDADE, ALEGRIA, PERDAS, DERROTAS, VITÓRIAS E TUDO MAIS QUE O TEMPO ESCREVE PELAS LINHAS DO LIVRO DA VIDA…