Você deve estar se perguntando: O que é Pedagogia Jurídica? O que faz um pedagogo no Judiciário?
É natural o questionamento, uma vez que historicamente consolidou-se, até mesmo entre os próprios pedagogos, o entendimento de que esse profissional é o professor da educação básica e seu domínio se restringe aos processos de ensino-aprendizagem e ao ambiente escolar.
Contudo, a Pedagogia, enquanto ciência da educação, tem sido requisitada pela sociedade contemporânea a contribuir para o Judiciário. Inovação para o campo do conhecimento da Pedagogia e também para a instituição.
Visando compreender essa trajetória, a autora recorre aos aspectos históricos e epistemológicos da Pedagogia como um princípio norteador, apresenta um estado da arte sobre o conhecimento produzido acerca da Pedagogia Jurídica e a movimentação dos sujeitos. Percorre, também, a historicidade acerca da infância e da adolescência, assim como os marcos e conquistas dos direitos de crianças e adolescentes e sua interlocução com a Pedagogia.
Após contextualizar a inserção dos pedagogos no Judiciário brasileiro e sua atuação em equipes interprofissionais das Varas de Infância e Juventude, evidencia a realidade do Estado de Goiás caracterizando as demandas e as especificidades das atribuições dos pedagogos no assessoramento técnico aos magistrados. Em uma síntese provisória, a autora finaliza apontando o que considera as principais contribuições da Pedagogia nas Varas de Infância e Juventude.