O livro Pedagogia encantada da Enxada Vazada é o primeiro, foi baseado em experiências e vivências construídas junto à comunidade acadêmica da ETEC de Ilha Solteira e com os colegas do curso de Mestrado em Ensino e Processos Formativos da UNESP. A construção do livro se deu pela estrutura da dissertação de mestrado ("A experiência de um professor e o processo de construção da disciplina 'projetos mecânicos' na ETEC de Ilha Solteira") com as práticas docentes, bem como com os trabalhos de projetos mecânicos e de conclusão de curso dos alunos do curso técnico em mecânica.
A enxada vazada foi uma construção dos alunos, como um trabalho periódico de algo que poderia ser útil à horta comunitária que temos na escola.
A enxada vazada, como um personagem metafórico, deu um sentido mais amplo às interpretações das letras das músicas de autores consagrados da MPB, dos quais o autor é fã. Assim, completou todo um projeto literário que inclui educação, trabalho e cultura, abrangendo uma escola voltada para a emancipação dos seus atores: alunos, professores e servidores; como também se projetando na comunidade como apoio para a melhoria do entorno em que a escola está inserida.
Portanto, o projeto do livro avança um ciclo de formação humana do autor e dos que colaboraram para a sua construção.