O livro apresenta uma importante análise histórica, filosófica e sociológica do processo de institucionalização do cristianismo primitivo, na cidade grega de Corinto, no primeiro século da Era Cristã. Para isso, Cintya dos Santos Callado realizou um estudo comparativo entre as obras de Paulo de Tarso e Clemente Romano, 4º Papa da Tradição Católica. Ambos foram canonizados, venerados tanto por Católicos Romanos quanto pelos Católicos Ortodoxos. No caso de Paulo, venerado por toda a Cristandade.
A historiadora, através de várias análises das epístolas 1 e 2 Coríntios, de Paulo, e 1 Clemente, de Clemente Romano, procurou – e conseguiu – identificar as relações de poder, as crenças e os discursos de verdade que perpassavam a comunidade à época dos autores.
A autora não fica presa apenas às críticas ou ao determinismo, mas analisa, de forma imparcial, os pontos positivos e negativos dessa institucionalização, em uma sociedade estratificada e complexa.
A obra entra como leitura obrigatória nos recentes debates sobre o processo do Cristianismo no Mundo Romano, sua origem e propagação. Esperamos assim, que o (a) leitor (a) tenha em mãos, um rico material que o transplantará a diferentes visões sobre esse processo.
Prof. Dr. Claudio Umpierre Carlan
Professor Associado III de História Antiga
Universidade Federal de Alfenas