Trata do processo de constituição do parque infantil na cidade de Santos-SP, de 1931 a 1952. Santos foi uma referência no movimento de expansão e organização de Parques Infantis no estado de São Paulo. Mais ainda, a própria cidade abrigava o seu parque Infantil, sobre o qual essa pesquisa traz a sua história, o que faz a leitura desse livro fundamental para compreender a constituição dos parques Infantis.
O Parque Infantil era uma instituição extraescolar que, no município de Santos, se originou a partir da Escola de Saúde. Em 15 de outubro de 1942, já com 150 crianças matriculadas, foi fundado o primeiro Parque Infantil de Santos, que inicialmente recebeu o nome de Parque Infantil "Presidente Getúlio Vargas", até que, em 1947, passou para Parque Infantil "Leonor Mendes de Barros".
As fontes foram documentos da Secretaria de Educação do Município, do acervo pessoal da família de Diva Fialho Duarte, o boletim O PARQUEANO, os jornais Diário Nacional e A Tribuna de Santos, as Folhas Diárias de Serviços do Departamento de Assistência e Educação e Decretos Municipais. Dessa forma, procurou-se registrar, interpretar e compreender os acontecimentos que possibilitaram a construção dos parques infantis no município de Santos naquele contexto histórico-social, assim como as ideias e práticas pedagógicas existentes nessa instituição.
O estudo mostra que nos Parques Infantis de Santos estavam contempladas a educação, a cultura e a saúde das crianças que lá frequentavam.