Ao lançarmos olhares sobre os capítulos desta obra, vemos que seus autores propalam mensagens verdadeiramente novas sobre a cultura surda, principalmente em seu ponto que mais a representa: a Língua de Sinais, conduzindo a novas interpretações e novos achados promissores.
Não é por menos que os organizadores deste livro tiveram a feliz iniciativa de reunir autores que abordam questões afins, os quais identificam os acontecimentos na essência das experiências vividas por surdos e surdas, em que suas identidades e personalidades, marcadas por signos e significados, desencadeiam discussões sobre a vida surda e resistem à exclusão social e etnocídio cultural. É com razão que a Pedagogia Surda é empoderadora! Ela ajuda a pensar muito além do que é costumeiro pensar. Ela indica à pessoa que "se sirva da visão" para a compreensão do mundo, das situações cotidianas e de suas interações.
Se posso falar assim sobre este livro é porque vivo a experiência de ser Surda e de compartilhar desta inquietude a que estamos sujeitos por sermos Surdos. Então, este é um livro adequado para ler o novo, que vai sendo colocado por novos autores acadêmicos, dedicados e apaixonados pela continuidade da descoberta de um mundo novo dos Surdos e para os Surdos.