Toda área do conhecimento humano tem as suas peculiaridades, sua metodologia, sua estratégia, seu modo de agir. São olhares diversos a um mesmo tema, cuja visão sistêmica abre um leque de oportunidades e de soluções nunca antes ventiladas. O desafio, então, é capturar essa diversidade e transformá-la em potencial negocial tanto nas organizações quanto no segmento pessoal.
O fato de se estar cercado por pessoas, o que é característica do ser social dotado de humanidade, e da necessidade mútua uns dos outros, torna a codependência uma realidade, ainda que não assumida. São colaboradores e gestores, seja em qual grau hierárquico da cadeira organizacional ocupada, buscando auxílio em informações coletadas por pessoas para o processo de tomada de qualquer decisão.
Assim sendo, ao mergulhar no universo da gestão organizacional, dentro de um mestrado de administração, diversas discussões vieram à tona, o que culminou na produção de diversos artigos de cunho científico publicados e que foram colacionados na presente obra. A ideia é fomentar o diálogo e a visão para uma área tão criticada e que precisa ser revisitada com outro olhar: o da humanidade nas corporações.
Temas atuais foram ventilados a exemplo do questionar da qualidade de vida dentro da matrix e o retorno à realidade de perda de identidade e a realidade do analfabetismo, da imaturidade emocional financeiras e a modelagem de negócio com qualidade estratégica de valor.