Os nomes do Terceiro Reich, de Rodrigo Trespach, desvenda os principais personagens por trás de um dos períodos mais sombrios da história da humanidade – o Terceiro Reich.
É impossível considerar qualquer grande evento histórico dissociado das trajetórias de quem os protagonizou. A partir dessa imensa trama de enredos individuais, podemos compreender melhor os mecanismos que movem pessoas, povos, nações e o próprio mundo desde os primeiros registros da caminhada do ser humano sobre a Terra.
É essa nova abordagem, a partir das histórias pessoais, que Rodrigo Trespach apresenta aos leitores em Os nomes do Terceiro Reich. Nesta obra, o historiador mostra um dos tempos mais sombrios da humanidade a partir da biografia de dezenas de pessoas cujos percursos se entrelaçaram para produzir a trama de consequências dramáticas que resultou na Segunda Guerra Mundial e no Holocausto.
A primeira parte do livro desvenda a vida de políticos, militares, empresários, artistas e outras pessoas que, ligadas ou não ao Partido Nazista, contribuíram para que Hitler chegasse ao poder. Há também um capítulo dedicado àqueles que resistiram ao Terceiro Reich — em alguns casos, pagando com a própria vida. Na segunda parte, o autor oferece uma lista com personagens, glossário e uma cronologia para referência de leitura e compreensão do livro.
As biografias trazem dados importantes, verdadeiros e íntimos sobre figuras como Goebbels, o mago da propaganda nazista; Himmler, o líder da SS; Mengele, o monstro da medicina; Keitel, o conselheiro; Bonhoeffer, o teólogo da resistência; Stauffenberg, o militar antinazismo; entre muitos outros.
"Trata-se do melhor resumo já publicado no Brasil dessa ópera macabra que foi o nazismo, com seus principais protagonistas, muitos vilões e alguns poucos heróis que ousaram se erguer contra a insanidade." – João Barone, músico e escritor, autor de 1942 e Soldado Silva
"Rodrigo Trespach já se tornou uma grife para todos os que leem livros de História voltados para um público amplo no Brasil. Com Os nomes do Terceiro Reich, ele volta a mostrar sua combinação rara de conhecimento enciclopédico e capacidade de síntese para contar o essencial da vida dos vilões e (raros) heróis que viveram sob o regime nazista. Indispensável!" – Reinaldo José Lopes, jornalista e escritor
"O que Trespach faz é um importante painel de indivíduos para traçar o todo do horror que volta e meia tenta quebrar o ovo da serpente. Sempre é bom tentar entender." – Léo Gerchmann, jornalista