"Trata-se de um bom exemplo de um gênero raro no Brasil, mas extremamente útil e necessário: o livro de divulgação de história. Os autores foram atrás de todas as fontes disponíveis sobre a vida do biografado e procuram corrigir o que consideram injustiças na avaliação do experimento colonizatório da França Antártica."
Ricardo Bonalume Neto, Folha de S.Paulo, 17/2/2001"Os autores não escondem sua simpatia pelo aventureiro francês, para uns mero corsário e, para outros, um humanista no extensivo sentido da palavra, como até mesmo o de legítimo e autêntico fundador da cidade do Rio de Janeiro."
Wilson Bueno, O Estado de S. Paulo, 24/2/2001"O livro revela-se oportuno, pois tem o mérito de divulgar a vida do almirante Villegagnon, tão ligado a esta cidade. A importância histórica da França Antártica reside sobretudo no fato, bem salientado no trabalho, de que o insucesso do empreendimento de Villegagnon representou para Portugal a posse do território das capitanias do sul do país, longínquo episódio do milagre da unidade brasileira."
Elysio de Oliveira Belchior, Jornal do Brasil, 15/1/2001"Com efeito, Vasco Mariz e seu parceiro francês, Lucien Provençal, por sinal comandante da mesma marinha de Villegagnon, reconstituem uma das mais fascinantes biografias do século XVI."
Ricardo Cravo Albin, O Globo, 17/2/2001"O senhor de Villegagnon necessitava de uma obra que superasse a aridez das críticas que lhe foram impostas por Jean de Léry e se tornaram extremamente conhecidas entre nós através de sucessivas edições do referido texto. O trabalho de Vasco Mariz e Lucien Provençal representa um avanço no tratamento desse personagem e do tema. São capítulos cheios de sabor, de um misto de ensaio e história de cronista, de cronistas do século XVI."
Dra.