Ele não para um minuto. Faz da sua vida um constante movimento em prol da criatividade. Tem em mente sempre uma forma de escrever sobre Solidariedade, Amor e Humanidade. Não é apenas um brasileiro, apaixonado por seu país, mas também um cidadão do mundo, que sempre trabalha em prol de soluções para o coletivo. Aprendeu com seu pai a viver lutando, de sua forma, pelos mais desfavorecidos. Tem coragem em expor suas opiniões, sempre de forma respeitosa, com sentimento da pluralidade e da diversidade, que caracterizam sua forma de pensar.
É um professor nato, repleto de técnicas para transmitir conhecimentos, sobretudo para aprender com seus alunos. Entende que a sala de aula é o ambiente mais democrático no processo educacional.
Os 3 fragmentos apresentam eixos de uma pessoa realinhada com os ideais de sua família, que veio da Suíça para Santa Catarina, e que criou um vínculo de afeto pela história. No presente livro, Bayard começa nos contando sua vida, passa para seus pensamentos, suas fotos e colagens, que mostram a riqueza do mundo visto de suas lentes. Um Bayard que se mostrou uma pessoa de respeito único pelo outro, durante toda a pandemia, sempre antenado para as soluções de proteção, como a máscara, a vacina e o confinamento.
Agradeço por ter sido escolhido para fazer o prefácio do livro de alguém cuja amizade me orgulha e me faz refletir sobre a nobreza de viver para o Mundo.
Matheus da Silva Oliveira
Nutricionista/Web designer – Embaixador de Turismo do RJ