O livro Orientação Pedagógica em creche: potencialidades e desafios investiga a desafiadora atuação em creche pelo orientador educacional e o seu trabalho é o de contribuir para o desenvolvimento psicossocial e cognitivo saudável de crianças de 0 a 3 anos, em consonância com as suas famílias.
Muitas vezes, imersos em seus cotidianos complexos, o orientador educacional suscita reflexões e questionamentos acerca da validade de sua atuação na busca da construção da "gestão democrática" que vise contribuir com uma sociedade mais equânime.
Entre essas reflexões está a seguinte indagação: essa atuação contribuiria para a conservação igualitária ou é condição sine qua non para a transformação social?
Logo essas questões norteadoras visam investigar acerca do papel do orientador educacional dentro do contexto democrático de gestão na administração de creches.
Os educadores terão, neste livro, uma visão mais ampla acerca de suas dúvidas quanto à sua pretensa careira, o seu curso de pós-graduação ou quais as suas opções na inserção ao mercado de trabalho.