Hospitais, hotéis e indústrias sempre têm caldeiras para aquecer água, preparar refeições e dar apoio a processos industriais que demandam calor.
O uso de caldeiras se impõe nesses casos. A caldeira é um dos equipamentos mais comuns de uso e é extremamente útil, mas sua utilização exige uma série de cuidados técnicos e operacionais; e quando esses cuidados não acontecem, elas podem explodir, com consequências enormes, como perdas de vidas humanas e de patrimônio.
Ao gerenciar a operação de utilidades não médicas de dois hospitais de médio porte, o engenheiro Manoel Henrique Campos Botelho, autor da coleção Concreto armado, eu te amo, começou a juntar criticamente informações esparsas existentes nos manuais de uso do fabricante e nos pareceres de empresas de inspeção mecânica que faziam a rotina de acompanhamento dessas caldeiras.
Quando a junção dessas informações ficou mais rica, esse material foi analisado pelo engenheiro mecânico Hercules Bifano, um profissional com marcante experiência em uso de caldeiras. E quando ganhou vulto, decidiu-se que mais gente deveria ler o rico material coletado e, com isso, ele foi melhorado e editado, e vira agora um livro de consulta para engenheiros e técnicos de manutenção de caldeiras. Nesse campo, a escassez de material de referência é enorme. Tentamos suprir essa falta.