Era um dia comum na rotina do médico veterinário Fernando Koly, em seu escritório no posto de vigilância alfandegário do porto de Itajaí. Até que a porta se abre e ele conhece sua nova estagiária, Maria Luzia, uma negra belíssima, de origem luso-angolana. À medida que os dias se passam, Fernando percebe que há um mistério envolvendo a vida da moça. Secretamente, ele também trabalha para o Serviço de Informações do exército e decide investigar as ações da linda angolana.
Descobre, então, que a história da família Cravo de Mello começa com um pirata no Mar das Caraíbas, que sobrevive à destruição de seu bando na Jamaica e, depois, foge para Portugal e, em seguida, para Angola, à época uma colônia portuguesa. Lá, a família fez fortuna com pedras preciosas, principalmente nas minas de diamantes. Quando Angola conquista sua independência, a mãe de Maria Luzia, Alice, foge para Lisboa com os filhos e, mais tarde, para Florianópolis.
Fernando se descobre profundamente apaixonado por Maria Luzia e decide ajudá-la a recuperar um "pacote" que ficara em África. Com a ajuda de um colega e de um coronel do exército britânico, mergulha nos becos das favelas de Soweto, na África do Sul, em pleno regime do apartheid. Enfrenta guerrilheiros, terroristas e militares sul-africanos para recuperar o misterioso "pacote". Que contém uma surpresa muito maior do que ele poderia imaginar.