Olhares de jovens geógrafos para o Estado, a Cidade e a Educação não é uma simples coletânea. Na verdade, é um livro em que jovens geógrafos protagonizaram pesquisas originais com temas relevantes da realidade atual, com dados produzidos entre 2013 e 2017.
Cada capítulo expressa o potencial e a importância da Geografia para diversos temas: da perspectiva geográfica interdisciplinar da educação no clima frio da Finlândia ao papel do geógrafo nas políticas de Estado e para a inclusão social na vida urbana; dos graves problemas da alfabetização na sociedade brasileira aos conflitos da luta pela moradia na cidade de São Paulo; da incoerência do currículo de Geografia aos caminhos para o conhecimento e a cidadania. Os autores demonstram em seus trabalhos que é possível pesquisar alternativas para os problemas e produzir outras possibilidades para pensar o mundo em que vivemos.
Este livro é inspirado pelas perspectivas de engajamento das atuais gerações universitárias em uma visão interdisciplinar e transversal do conhecimento geográfico para a formação humanista e a aprendizagem do pensamento complexo de professores de Geografia para atuar na educação básica e contribuir para a melhoria da qualidade da educação em geral do País.